Passar para o conteúdo principal

Concelhos

A CaciÓptica deseja que o seu serviço e bem-estar seja longo, e significativo. Contudo existem outros métodos externos para o bem estar da utilização das ferramentas oculares, sendo estes óculos graduados, óculos de sol, lentes de contacto, etc. Deixamos assim alguns exemplos para o cuidado das suas próprias ferramentas oculares, para que estas não danifiquem a sua visão e como alongar a sua longevidade.

Cuidados com a Sua Visão

Exames:

O maior cuidado a ter com a sua visão é apostar nos exames regulares, estes irão mostrar pequenos ajustes que terão de ser realizados, irão prevenir problemas graves que não tenham sido identificados até esse momento. Estes exames devem ser geridos pelo menos 2 em 2 anos, ou até tempos inferiores se existir algum problema já relatado, como por exemplo as medições de pressão oculares ou até a medição do índice diabético ocular, que se ignorado poderá provocar cegueira.

Lentes e o Seu Tratamento:

Nem todas as lentes são iguais, mesmo nas diferentes marcas existem outros tipos de lentes que deve de ter o cuidado ao fazer a sua escolha.

  • Lentes normalizadas são mais propícias em apresentarem riscos até mesmo ao utilizar os panos apropriados.
  • Lentes com antirreflexo são as mais aconselhadas se permanecer em locais de grande exposição a luzes, para evitar o cansaço visual, refratando a luz direta, e prevenindo o refleto das luzes ao seu redor, para o olho.
  • Lentes com protecção BlueV são cada vez mais sugeridas, com a utilização de dispositivos eletrónicos, o contacto da nossa visão com a luz azul, tem vindo a aumentar, esta lente tem assim um tratamento mais forte contra as luzes ultravioletas (quais existem no espectro das luzes azuis).
  • Lentes transition ou fotocromáticas estão associadas aos pacientes que indicam maior dificuldade perante a luz solar, escurecendo assim que existir níveis de luz solar, e clareando quando entra em espaços de pouca luz solar.

Graduação de Perto:

Não ignore o conselho do seu Optometrista ou Oftalmologista. Quando um profissional aconselha o óculo progressivo não é com o intuito de fazer a escolha mais cara, mas sim a melhor. Quando temos dificuldades em distâncias de perto, a melhor escolha é o óculo progressivo, que lhe protege a visão para distâncias de longe, para que não use erradamente uma maior graduação para efeitos de graduação menor, evitando assim constantes alterações de graduação de ano para ano.

Progressivos:

Ao escolher uma lente progressiva, opte pelo ângulo maior, para maior conforto e adaptação, quanto maior o ângulo de visão menor será o esforço para procurar a posição de leitura. Embora a adaptação das lentes progressivas seja perto de uma semana, não evite de visitar o seu especialista da visão se achar algum tipo de dificuldade, estamos ao seu dispor para explicar ou alterar algum tipo de situação para o seu bem-estar e principalmente o da sua visão.

Óculos de Sol:

Ao longo dos anos, os óculos de sol têm vindo a ser cada vez mais indicados como meios de prevensão, para uma boa saúde visual, e não apenas adereços de moda. Contudo ném todos os óculos são adequados ou realmente protectores da sua visão. Por vezes quando escolhemos menores qualidades, como lentes de plastico, estas em vez de bloquearem ainda intensificam os efeitos solares, alterando apenas a cor da luz e não fazendo a protecção desejada. Estas lentes são muitas vezes escolhidas pelo cliente para as crianças, aumentando ainda mais o quão errada é esta escolha. Com isto o cliente deve escolher óculos de sól com lentes de protecção reais, podendo ainda optar por lentes polarisadas ou polaroid, para bloquear ainda mais e aumentar a definição dos objectos que reflectem ou emitem luz.

Cuidados com as Suas Lentes

• Quando desejamos limpar as nossas lentes usualmente utilizamos panos ou utensílios não muito adequados, mesmo quando usamos produtos como o algodão, pois estes fazem arrastar os pós e poeiras que nas lentes residem, podendo assim danificar as suas camadas. Por isso se deve de utilizar os panos próprios que são entregues na sua ótica, estes são macios e agarram as partículas que se agarram as suas lentes. Embora estes também devem ser trocados tempo em tempo, devido ao seu desgaste estes também perdem a sua capacidade de agarrar as poeiras e deixam de limpar tão bem as gorduras que se agarram nas nossas lentes.

• Outro cuidado a ter na limpeza das lentes dos nossos óculos reside nos produtos de limpeza, muitos clientes usam produtos a

• Outro cuidado a ter na limpeza das lentes dos nossos óculos reside nos produtos de limpeza, muitos clientes usam produtos a base de potássio, como por exemplo o sabão normal das nossas casas, ou até mesmo detergentes propícios corroer as camadas finas dos tratamentos das lentes. Para evitar qualquer tipo de problema, é aconselhado a lavagem das lentes unicamente com água ou produtos de limpeza fornecidos na sua ótica, ou sabões de PH neutro e muita água.

Cuidados com os Seus Óculos

Mesmo tendo o extra cuidado das lentes dos nossos óculos, outras manutenções devem ser efetuadas. Como devemos fazer exames regulares para ver o nosso estado de saúde, devemos também efetuar algumas manutenções regulares, como por exemplo a verificação de um parafuso solto irá prevenir a queda da lente e o seu possível dano. Por isso a CaciÓptica recomenda que o seu cliente passe regularmente na ótica para fazer uma verificação na armação. Esta manutenção regular também se deve ao desgaste e a acumulação de sujidade que começa a corroer o próprio metal, ou a depositar-se nas massas, para evitar tal acontecimento, a sua ótica dispõe de instrumentos de limpeza e remoção de matérias estranhas para que o seu óculo dure mais tempo. Além da armação outras partes devem de ser regularmente trocadas, como por exemplo as plaquetas nasais que começam a ficar rijas e amareladas, podendo começar a deixar marcas e até começar a criar alguns tipos de alergias.